Uma ferramenta de uso simples que poderá auxiliá-lo em decisões estratégicas. Avaliar o mercado, estabelecer metas e determinar o que fazer para alcançá-las são ações indispensáveis no planejamento estratégico. Para isso, os gestores precisam conhecer profundamente os pontos fortes e fracos do negócio e a relação que ele tem com o mercado.É nesse sentido que a análise SWOT para empresas — inclusive micro e pequenas — é uma ferramenta de gestão útil.
São quatro análises básicas: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças) e duas análises de ambiente: interno e ambiente externo.
A análise de ambiente interno, ambiente este que temos controle, determina as forças e fraquezas de pessoas e empresas. O ambiente externo é o espaço no qual as empresas não possuem controle e que determina as oportunidades e ameaças.
Com essa análise, você saberá como defender você e sua empresa das ameaças que vêm do mercado e saberá também como potencializar suas oportunidades diante das forças que possui.
Então faça uma lista das forças e das fraquezas suas e de sua empresa e busque neutralizá-las no mercado. Assim, você conseguirá enxergar estrategicamente sua carreira ou seu negócio.