Durante toda nossa vida fazemos escolhas. Decidimos se vamos acordar ou continuar dormindo, se vamos comer uma salada, no horário do almoço, ou se vamos comer uma taça de banana flambada com sorvete.
Mas também fazemos escolhas que mudaram o rumo de nossas vidas e de outras pessoas. Isso, às vezes, nos causa paralisia, pois temos, nessas escolhas, dois sentimentos: prazer e dor. Diante dos resultados alcançados com nossas decisões percebemos a intervenção dessas emoções em nosso dia a dia.
Esses são processos mentais que não percebemos racionalmente, que irão aparecer de forma inconsciente. Eles podem ora nos motivar e ora nos sabotar. O problema é que, nem sempre nos movimentamos em direção ao que nos dá prazer. Em alguns momentos, nos movimentamos pela dor, para evitar algo que nos aconteceu no passado e hoje nos traz medo. Ou, ainda, simplesmente por medo que algo possa nos acontecer no futuro que também possa causar um sentimento negativo.
Diante desse olhar, temos os nossos sabotadores pela dor e os nossos sabores pelo prazer, mas temos também os nossos motivadores pelas mesmas emoções. Pense nisso e veja como você vem tomando suas decisões.